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Transformação Digital

Transformação digital: um guia completo para você aplicar na sua empresa e crescer no mercado

Por Redator
transformação digital nas empresas

A transformação digital é uma realidade. Ela não é algo futurista, como comumente vemos no cinema. É por meio dela que as empresas estão conseguindo se manter no mercado sempre competitivo e, claro, alcançar cada vez mais seus clientes por meio de experiências positivas.

Mas o que é exatamente a transformação digital e por que esse assunto virou um tema tão debatido nos últimos anos? Ela está acontecendo agora e, por isso, trouxemos este conteúdo para que você possa entender por que é tão importante se adequar às mudanças.

O que você vai encontrar por aqui:

  • O que é transformação digital;
  • Transformação digital e o impacto na sociedade;
  • Como a realidade virtual interfere nas relações entre marcas e pessoas;
  • Como se preparar para a transformação digital;
  • Quais indicadores são necessários analisar antes de tornar a empresa digital;
  • Tecnologia e inteligência de mercado; e
  • Gerenciamento de processos: o grande aliado da transformação nas empresas.

Afinal, o que é transformação digital?

Transformação digital é mais do que tecnologia, ela é principalmente a mudança de pensamento da gestão em relação aos processos e à conexão da marca com seus clientes, parceiros, colaboradores e demais interessados.

Essa mudança de posicionamento estrutural tem na tecnologia um papel fundamental, em que a digitalização dos processos se torna a consequência. Em outras palavras, a transformação digital pode alavancar a produtividade interna e a satisfação do cliente. 

Afinal, produtividade e uma experiência positiva são bases importantes para qualquer negócio!

Assim, a transformação digital não diz respeito só a usar menos ou nenhum papel – por meio de processos automatizados e digitais. Ela significa a mudança estrutural e estruturante em busca da modernização da empresa para atingir os objetivos de crescimento e superação por meio da tecnologia.

A transformação digital e o impacto na sociedade

A sociedade tem mudado ao longo dos anos, e, graças à transformação digital, diversas esferas sociais também passaram por grandes mudanças. 

Desde a revolução industrial, que pode ser considerada o início da transformação tecnológica (ainda não digital), o perfil de consumo vem se adequando gradativamente e, após a disseminação da internet como ferramenta de uso social, outras possibilidades surgiram.

Entender como esse impacto acontece é simples, basta pensar como a tecnologia transformou a vida em sociedade em diversos aspectos, tornando-a muito mais fácil.

Trabalho

Não só a forma de consumir, mas também a forma de trabalhar mudaram muito com a transformação digital. Hoje, o trabalho remoto é uma realidade para muitas empresas em diferentes setores.

A facilidade de poder trabalhar de qualquer lugar do mundo, conectado por meio de softwares e plataformas digitais, com armazenamento de dados em nuvem, não só facilitou a dinâmica das empresas, mas aumentou a produtividade e elevou a experiência em relação ao trabalho em todo o mundo.

Saúde

O campo da saúde também tem sido amplamente beneficiado pela transformação digital. Desde as pesquisas laboratoriais, os avanços da medicina para a cura de inúmeras doenças por meio de tecnologia digital são inegáveis. 

Assim também como os serviços de atendimento ao paciente em hospitais, onde mais vidas foram salvas graças à tecnologia tanto no diagnóstico rápido de doenças como em resultado de exames e utilização de aparelhos e sistemas altamente desenvolvidos.

Até mesmo as questões administrativas de hospitais, como cadastro e documentação do paciente, com o auxílio da tecnologia e a digitalização passaram por grandes melhorias. 

Saiba também: Por que o mundo digital está ganhando ainda mais destaque em meio ao coronavírus?

Seja em clínicas ou em hospitais, arquivar documentos, exames, diagnósticos e resultados é uma tarefa que exige um grande esforço da equipe para manter tudo atualizado e em segurança.

Com a transformação digital nestes espaços e a digitalização desses documentos, além da diminuição do volume de arquivos físicos, investimento em papel e impressão é reduzido e até mesmo zerado, beneficiando a agilidade na informação e o compartilhamento de prontuários entre médicos e pacientes.

Comportamento de consumo

A quantidade de produtos disponíveis para consumo mudou. Isso influencia a busca cada vez mais pelo consumo e pela comodidade em encontrar produtos e serviços cada vez mais personalizados, de acordo com o perfil do cliente.

A transformação digital mudou completamente a forma de escolher entre produtos e serviços, pois, além de uma simples busca pela internet, os anúncios estão cada vez mais dinâmicos e com inteligência artificial para encontrar o consumidor ideal por meio de algoritmos, fazendo com que o produto encontre o usuário sem que ele sequer inicie uma busca a respeito.

Os sistemas de captação de áudio e imagem de smartphones e outros aparelhos já estão programados para disponibilizar esta informação entre as marcas, assim, torna-se mais fácil o envio de publicidade personalizada a cada possível comprador.

Como a realidade virtual interfere nas relações entre marcas e pessoas

Com tanta inovação e mudança, a transformação digital ainda está longe de muitas empresas. Enquanto isso, tantas outras investem constantemente em duas tecnologias para desenvolver o crescimento do negócio e fazer parte do mercado competitivo.

As marcas que utilizam a tecnologia para se conectar com as pessoas conseguem com muita assertividade aumentar não só o seu retorno sobre investimento, mas, principalmente, criar laços e desenvolver clientes fiéis por meio de uma experiência de compra diferenciada.

Conheça quais são as tecnologias mais usadas para essas relações entre marcas e pessoas.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial permite a interação entre máquinas e humanos. Com o desenvolvimento dessa tecnologia, as máquinas analisam os dados sobre o comportamento humano e respondem a ele da maneira mais adequada. O que pode parecer filme de ficção é cada vez mais a realidade em muitos ambientes.

Pensando nessa oportunidade, muitas empresas avançaram seus investimentos em IA para criar experiências 100% personalizadas para seus possíveis consumidores e também em seu atendimento ao cliente.

Internet das Coisas

Diretamente ligada à inteligência artificial, a Internet das Coisas é a tecnologia que garante a conexão entre dispositivos. Diferentemente de tablets e celulares, a Internet das Coisas conecta aparelhos como geladeiras e sistema de iluminação à internet, e o usuário tem acesso às informações por meio dela.

Por exemplo, com a Internet das Coisas é possível saber o que precisa comprar no supermercado pela tela do celular ou acender/apagar as luzes de casa estando do lado de fora também, via internet.

Essa inteligência que transforma a vida no dia a dia também tem sido motivo para a transformação digital dentro das empresas. Afinal, cada vez mais as organizações criam produtos inovadores para atender a essa conectividade ou utilizam dessa inovação para a automação de processos de gestão tecnológica.

Saiba como se preparar para a transformação digital

Mais importante que entender o que é e qual a importância da transformação digital em uma empresa certamente é saber como se preparar para a transformação digital corporativa.

Esse processo, que para muitos gestores têm a ver somente com investimento em tecnologia, é uma mudança estratégica que envolve principalmente o modelo de gestão.

As mudanças de pensamento da gestão são, sem dúvida, o princípio de toda transformação digital em uma empresa. Elas refletem diretamente nos colaboradores, que se tornam mais engajados quando passam a entender seu propósito, e também nas estruturas da empresa.

Ainda que a sua empresa não seja de tecnologia e não atue nessa área, ao passar pela transformação digital ela será conhecida no mercado justamente por essa característica. Por isso, é importante que as empresas estejam preparadas para essa mudança, afinal a conexão entre marca e consumidor está cada vez mais digital.

Quais indicadores são necessários analisar antes de tornar a empresa digital

Após entender como é importante adotar uma postura inovadora desde a gestão até o investimento tecnológico, é necessário planejar essa jornada pela transformação levando em conta quais indicadores são necessários analisar.

Nessa jornada da transformação, o consumidor está cada vez mais alinhado com as marcas, gerando dados sobre o comportamento de consumo e tornando o processo de compra muito mais intuitivo. Por isso, as empresas estão buscando essas tecnologias para atender às demandas dos clientes.

Para que esse crescimento aconteça, é importante medir como a transformação digital impactou o desempenho dos negócios e a interação com os clientes e, assim, avaliar quais ferramentas devem ser adotadas para apoiar a mudança de mindset da gestão.

A empresa que busca inovação por meio da transformação digital deve ter em mente os seguintes indicadores:

  • Foco no cliente – experiência, fidelização e satisfação;
  • Eficiência operacional – produtividade da equipe, seleção assertiva, custos de investimento em tecnologia, qualidade dos processos internos, eficiência operacional;
  • Modelo de negócio – agilidade empresarial, velocidade de resposta para tomada de decisões e desenvolvimento para o mercado;
  • Modelo de negócio – crescimento e novas receitas, alcance digital e diferença competitiva.

Segundo uma pesquisa da Gartner Research de 2019, até o final de 2020 os clientes irão administrar 85% de seu relacionamento de forma totalmente digital, sem interação humana. Cerca de 74% dos entrevistados disseram ainda que melhoraram a experiência do cliente após a transformação digital e que a satisfação e a retenção de clientes cresceram 40% e 38%, respectivamente.

Esses dados comprovam que a transformação digital, quando bem aplicada e avaliada, promove um grande impacto nos negócios e na experiência de compra, elevando o poder competitivo da empresa e aumentando também seu lucro.

Tecnologia e inteligência de mercado

A transformação digital, no entanto, não se limita à experiência do cliente, mas esse pode ser um excelente ponto de partida para sua empresa. Então, após estudar as possibilidades e elencar os indicadores-chave do processo, defina quais serão os processos iniciais para a transformação digital.

Avaliar o fluxo das operações de forma estratégica é fundamental. Assim, é possível estruturar de forma assertiva a implementação e a adaptação das inovações para crescimento.

Alguns processos internos podem se tornar o início da jornada em busca de inteligência de mercado por meio da tecnologia, como a automatização e a digitalização de documentos, por exemplo. A redução no impacto ambiental ao diminuir o uso de papel e insumos para impressão, e até mesmo o reaproveitamento do espaço físico quando não há utilização de arquivos físicos, torna a dinâmica da empresa mais leve para os colaboradores e auxiliam no aumento da produtividade.

Com isso, a equipe mais engajada tem melhores oportunidades de pensar estratégias inovadoras, pois não precisa se preocupar mais com processos internos que já estão automatizados, gerando uma grande onda de interação entre os times e a gestão e refletindo diretamente na qualidade do produto final.

Gerenciamento de processos: o grande aliado da transformação nas empresas

Existem dois pontos importantes para o gerenciamento de processos que devem estar alinhados quando o foco for a transformação digital. Processos automatizados e digitalização de documentos são certamente o início de um processo de inovação pelo qual muitas empresas passam, até mesmo antes de pensar em transformação digital.

Utilizando de forma estratégica estes dois aspectos, o gerenciamento de processos tende a colaborar tanto para melhorias internas como para um efetivo sucesso de inovação da empresa.

Automatize as tarefas

A automatização de processos vai atuar diretamente na organização e celeridade para concluir os processos internos. 

Levando-se em consideração que os processos automatizados demandam também um menor tempo de investimento manual, os colaboradores poderão investir em estratégias para o seu crescimento pessoal e em equipe, tornando positivos os resultados dos times.

Digitalize os documentos

Algumas vantagens da digitalização de documentos são, numa primeira análise, promissoras em curto prazo. O acesso fácil aos documentos e a agilidade na troca de informações com segurança e de forma simples não só otimizam o fluxo de trabalho como trazem diversos benefícios também em longo prazo.

Com os documentos digitalizados, redução de custos e investimento nos colaboradores, a empresa passará a desenvolver cada vez mais um time de alta performance, transformado por experiências digitais de grande impacto.

Como vimos neste artigo, as empresas estão investindo em transformação digital com objetivo não só de sobrevivência no mercado, mas também para seu próprio crescimento, por meio de ferramentas tecnológicas que possam suprir suas necessidades.

Para isso, é muito importante que a escolha da empresa que irá fornecer essa tecnologia esteja totalmente alinhada aos objetivos e às necessidades da organização. Assim, a digitalização e a automatização de processos poderão ajudar os mais diversos negócios não só a sobreviver, mas, certamente, a se destacar em médio e longo prazos.

Uma gestão tecnológica atenta a esses detalhes certamente irá escolher a melhor alternativa entre as mais diversas opções. Afinal, a garantia de que essa inovação será assertiva é justamente o resultado alcançado por outros clientes.

Agora que você chegou até aqui e percebeu como é importante investir em transformação digital, conheça mais sobre nossas soluções. 

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