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Tecnologia da informação no setor varejista: saiba como pôr em prática

Por Redator
tecnologia de informação

A Tecnologia da Informação (TI) é importante para empresas de variados portes, que precisam gerenciar documentos e processos. Os recursos de TI podem auxiliar as organizações que buscam reduzir o custo de mão de obra e diminuir o desperdício de recursos. 

Neste artigo, explicaremos tudo sobre a Tecnologia da Informação com exemplos práticos e quais vantagens sua utilização garante para os negócios. Ainda abordaremos as maneiras como a TI pode ser aplicada no setor varejista, além dos principais passos para uma transformação digital nas empresas desse ramo. 

Depois, explicaremos de qual maneira essa ferramenta tem ajudado organizações a superar a crise causada pela COVID-19.

O que é Tecnologia da Informação?

Inicialmente, você sabe o que é considerado informação? É como denominamos um conjunto de dados que pode ser classificado, tem valor e é usado por pessoas e organizações. Para empresas, especificamente, a informação é um dos principais bens, porque engloba dados de clientes, arquivos e outros materiais importantes. Portanto, é essencial utilizar ferramentas tecnológicas que possam lidar com esse volume de informação. O termo em inglês Information Technology (IT), traduzido como Tecnologia da Informação (TI), abrange as soluções que envolvem atividades como obtenção, processamento, proteção, gerenciamento e armazenamento de dados.

Tecnologia da Informação. Imagem: Pexels

Esse grupo de recursos envolve a utilização de equipamentos tecnológicos, chamados de hardware, e a sequência de instruções que será interpretada pelas máquinas, o software.

Alguns exemplos de hardware são os notebooks, os smartphones, as impressoras, os tablets e os servidores. 

Já os softwares podem ter diversas funções, como editar uma imagem, um texto e um vídeo, reproduzir um arquivo multimídia, acessar a internet etc. Alguns exemplos são os Sistemas Operacionais (SOs), os aplicativos e os jogos. 

Qual a importância da Tecnologia da Informação para os negócios?

O desenvolvimento da Tecnologia da Informação é fundamental em um cenário de transformação digital. Atualmente, grande parte das empresas conta com um setor de TI, direcionado especificamente para garantir que os recursos de software e hardware funcionem de maneira adequada. Esse departamento pode ser contratado de forma direta ou terceirizada.

O progresso desse ramo é necessário para obter melhores resultados para as organizações. No caso de um mercado que tem 100 funcionários, por exemplo, é importante contar com um serviço adequado para o desempenho satisfatório de todos os equipamentos e do sistema usado pelos colaboradores. 

Desse modo, serão reduzidas as chances de falhas e de problemas com dados dos consumidores. 

Portanto, o investimento no setor de Tecnologia da Informação se torna relevante para empresas que buscam o crescimento de forma saudável e alinhada com o objetivo de garantir melhores serviços para os clientes.  

Como a Tecnologia da Informação pode ser aplicada no setor varejista?

O setor varejista tem se beneficiado com a evolução dos recursos tecnológicos, principalmente no que diz respeito à redução de custos. Tarefas antes feitas de maneira mecânica atualmente são executadas por meio de ferramentas inovadoras de automação. 

As empresas de varejo podem tornar várias atividades automáticas com o uso de softwares e outras tecnologias. Com o auxílio da TI, é possível promover a gestão das organizações, assim como divulgar os produtos e serviços, além de aperfeiçoar o relacionamento com os consumidores.

Benefícios da Tecnologia da Informação no varejo

Os negócios da categoria de varejo que investem em TI podem usufruir da otimização de processos, da proteção das informações, da diminuição de falhas, do impulsionamento da comunicação, da maior velocidade das atividades, entre outros benefícios. Confira mais sobre cada um deles a seguir:

Otimização de processos

Os processos de uma empresa varejista podem ser aprimorados com o uso da Tecnologia da Informação porque as funções (antes executadas por funcionários) serão concluídas por meio da automação. 

As organizações ainda podem encaminhar mais facilmente dados sobre as transações para os órgãos fiscalizadores, além de receber máquinas de cartão de crédito e débito, gerar relatórios, acompanhar vendas de forma online e emitir nota fiscal para os consumidores. 

Segurança de dados

O investimento em TI promove a segurança das informações que circulam diariamente nas empresas. Podem ser utilizados leitores de código de barras e equipamentos via radiofrequência, por exemplo. 

Redução de erros

Outro benefício adquirido com a evolução do setor de Tecnologia da Informação é a diminuição da ocorrência de falhas em vários processos. As empresas podem contar com recursos adequados às suas demandas e reduzir a possibilidade de que surjam obstáculos ao seu crescimento. 

Melhoria na comunicação

Também é possível observar que organizações que apostam em melhores serviços de TI aperfeiçoam sua comunicação. É possível utilizar diversos tipos de recursos tecnológicos que ampliam a interlocução entre diferentes setores da mesma empresa, a fim de que não ocorram falhas na divulgação de anúncios importantes.  

Agilidade no trabalho

O emprego de soluções de Tecnologia da Informação ainda aperfeiçoa os processos, o que aumenta a velocidade do andamento das atividades. Desse modo, também é possível observar a evolução da cultura organizacional, fazendo com que os integrantes de uma equipe estejam mais motivados e satisfeitos.

Experiência do cliente

O relacionamento com o cliente também pode ser aperfeiçoado com o uso de serviços de TI, devido ao progresso nas tarefas que envolvem a comunicação com eles. Os recursos digitais permitem estreitar a proximidade dessa relação e tornam possível realizar campanhas direcionadas ou ainda personalizadas, como as que podem ser feitas em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados e o Natal. 

Primeiros passos: como transformar digitalmente o setor varejista?

Se você já está pensando em adotar essa estratégia em sua empresa, veja a seguir algumas etapas para alcançar esse objetivo:

Elabore um planejamento estratégico para implementação

Para iniciar a implementação é essencial fazer um planejamento da transformação digital da qual o seu negócio precisa. É preciso avaliar quais são as demandas da sua empresa antes de simplesmente adotar serviços, sem que estejam adequados às suas necessidades. 

Sendo assim, direcione qual é a finalidade da mudança que a sua organização precisa. A prioridade é melhorar a produtividade? Ou aperfeiçoar o relacionamento com os clientes? Dessa maneira, você definirá qual o plano estratégico diante do que é fundamental para a empresa. 

Pense na infraestrutura da empresa

O investimento na transformação digital também passa pela empregabilidade de softwares e equipamentos. Por isso, é importante avaliar a infraestrutura do negócio e saber quais mudanças podem ser implementadas. Você perceberá que pode ser necessário ampliar a capacidade de armazenamento em nuvem, por exemplo, para que a sua empresa possa gerenciar arquivos com maior segurança. 

Mude a cultura organizacional

O seu time também deve estar alinhado com as mudanças que ocorrerão nos fluxos de trabalho da sua organização. Sendo assim, a equipe de gestão deve ser comunicada sobre as alterações e pode precisar passar por treinamentos. Os colaboradores precisam entender o motivo da transformação e de que maneira as atividades da empresa serão beneficiadas. 

Entenda o real propósito dessa mudança 

Por fim, é essencial ter o entendimento de que essa mudança não será pontual e deve promover alterações que podem impedir a empresa de crescer. Dessa forma, é importante ter a compreensão de que a equipe e os gestores precisam estar dispostos a mudar maneiras de agir. 

Como a Tecnologia da Informação tem ajudado empresas a superar a crise causada pela COVID-19?

O investimento em TI é um diferencial para as empresas diante do cenário de crise causado pela pandemia do novo coronavírus. Nesse contexto de isolamento social, as organizações que se adaptam melhor ao uso de tecnologias podem melhorar os processos em andamento.

Os recursos digitais disponíveis permitem tornar online vários processos de venda, sem a necessidade de encontros presenciais. Portanto, as empresas que se adaptam mais rapidamente às mudanças podem reduzir as perdas e também se recuperar de maneira mais acelerada.

Procure por parceiros qualificados

É necessário estabelecer um contrato com uma empresa que irá fornecer a Tecnologia da Informação e se certificar de que todo esse processo será executado de maneira a proteger os dados da sua organização de forma adequada às suas necessidades. 

As empresas, quando se mantêm constantemente atualizadas e preparadas para oferecer soluções para otimizar as técnicas de proteção, conseguem obter melhores resultados.

Agora que você chegou até aqui e percebeu como é importante investir em TI para melhoria da gestão de processos internos, conheça mais sobre as soluções Ábaris para sua empresa. 

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Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no nosso blog! Até a próxima.