Blog

Tecnologias Transformação Digital

BPM, ECM e digitalização de processos

Por Patrícia Martins

A implementação de um sistema de gerenciamento ágil, organizado e eficiente se tornou prioridade em muitas organizações. A automação e digitalização de processos e documentos de uma empresa é indispensável para quem quer transformar os negócios digitalmente, garantindo inovação e escalabilidade.

Leia a entrevista com Walter Koch, especialista em gestão da informação.

Entenda o que é BPM, processo integrado a diversos softwares

De acordo com o glossário do Gartner Group, BPM (Business Process Management) é “um conjunto de disciplinas combinadas com tecnologias que aprimoram a capacidade de uma pessoa ou sistema de fazer mudanças apropriadas e oportunas para responder às necessidades implícitas e explícitas do processo”, Gartner Group.

Em outras palavras, BPM significa Gerenciamento de Processos de Negócio, é uma disciplina de gestão de grande importância para organizações de diferentes segmentos e tamanhos. Afinal é o BPM que une gestão organizacional e tecnologia, afim de otimizar os processos e aumentar os resultados.

Ele não deve ser confundido com solução ou software. Na verdade, BPM é uma tecnologia que busca melhorar os processos da empresa. Portanto, BPM é uma tecnologia de gestão de documentos integrada ao software. Por exemplo, o Ábaris que trabalha para descobrir, modelar, analisar, medir, melhorar e otimizar processos de negócios.

7 vantagens de ter um software com BPM

  • Facilidade na utilização.
  • Pensado para pessoas.
  • Redução de custos.
  • Conformidade e segurança.
  • Melhora na comunicação.
  • Acompanhamento dos processos.
  • Redução de falhas.

O processo BPM, foi feito para que o trabalho dos colaboradores de uma organização seja realizado da forma mais simples e objetiva. Uma coisa é certa: o sucesso de um BPM depende da maneira como as informações e os dados são inseridas nele. Antes de tudo, esse processo deve ser feito por pessoas atentas e comprometidas. Portanto, o papel humano dentro da disciplina de gestão é tão importante quanto a tecnologia utilizada.

A solução Ábaris, trabalha com os processos de BPM e ECM (Enterprise Content Management), que juntos oferecem uma completa e avançada plataforma personalizável a todos os segmentos de negócios. De maneira totalmente integrada ao software usado pelo cliente, Ábaris garante a gestão digital dos documentos e processos.

Gestão documental completa com o ECM

A solução ECM (Enterprise Content Management), em tradução significa gestão de conteúdos empresariais. Essa ferramenta é fundamental para a redução de custos operacionais, aperfeiçoamento da eficiência da organização e crescimento da lucratividade e eficiência operacional.

Com a solução de ECM é possível armazenar, acessar, gerir, compartilhar e interpretar dados digitalmente, além de assegurar fidelidade das informações, bem como tomadas de decisões assertivas e redução de custos.

7 benefícios de ter um software ECM

  • Fim de perda dos documentos.
  • Integração a diferentes áreas da empresa.
  • Facilidade para capturar, guardar e manipular documentos.
  • Busca por palavras-chave.
  • Redução da utilização de papel.
  • Segurança dos arquivos em nuvem.
  • Instalação sem complicações.

Ficou curioso para saber mais sobre a nossa solução Ábaris DPA que integra BPM e ECM? Entre em contato com os nossos especialistas.


Leia também:

Cloud: conheça os 5 benefícios do armazenamento em nuvem

Certificado digital garante segurança e agilidade em processos de negócio