Blog

Anderson Müzel: transformação digital em destaque durante a pandemia do coronavírus

Ícone tempo leitura

5 min para ler

Postado em 02/06/2020 - Atualizado em: 01/06/2022

Anderson Müzel: transformação digital em destaque durante a pandemia do coronavírus

A mudança repentina, provocada pelo novo coronavírus, dentro das empresas acelerou a transformação digital. Líderes que se dedicaram e adaptaram seus negócios para o mundo digital estão colhendo bons frutos de produtividade e lucratividade no período de quarentena. Entretanto, as empresas que não deram a devida importância para a transformação digital, estão perdendo vendas e com certeza reduzindo sua relevância no mercado. 

Quem escreve o Papo com Especialista dessa semana é o Anderson Müzel, especialista em inovação, tecnologias disruptivas e negócios. 


A digitalização dos processos está sendo fundamental para a sobrevivência das empresas no cenário de pandemia. Felizmente, existem muitas ferramentas de colaboração que nos ajudam com videoconferências, organização de tarefas e acesso a documentos de forma remota. Essas ferramentas são importantes para que as atividades sejam bem executadas durante o trabalho remoto, permitindo que o trabalho seja entregue com qualidade e pontualidade. 

Atualmente, se manter em contato com seu cliente através de um canal digital de comunicação é um grande diferencial para as empresas. Tanto para entender as demandas deles, quanto para endereçar necessidades e desejos. É importante que as organizações foquem em como vender, onde vender através de canais digitais e assim garantir a qualidade na entrega do produto ou serviço.

Organizações estão se adaptando

Quem se preparou anteriormente está colhendo os frutos agora. Por exemplo, as empresas do ramo varejista que já tinham canais digitais estão conseguindo se sair bem e ainda potencializar com a alta desta demanda através do uso dessas ferramentas. Elas com certeza estão conseguindo performar e compreender as demandas de oferta e procura. Aquelas empresas que não investiram anteriormente na digitalização dos seus processos, certamente estão tendo dificuldades com o trabalho remoto, além de estarem tendo resultados nada favoráveis.

Adaptação das organizações

Antes de entrarmos em distanciamento social era inimaginável realizarmos grandes reuniões por videoconferências, as empresas sempre preferiam realizar de forma presencial. Os líderes e colaboradores viajavam para outras cidades e até outros países para tratar de negócios. Com a quarentena essas viagens deixaram de acontecer e as empresas tiveram que se adaptar e estas reuniões acontecem, só que agora através de ferramentas de colaboração com uso da Videoconferência. O uso das tecnologias para realizar esses importantes encontros era pouco aceito no mundo corporativo, hoje é uma realidade mas aceita e continuará crescendo, fazendo com que viagens de negócios aconteçam em fases mais avançadas ou que sejam de fato indispensáveis. 

Fugindo um pouco das organizações, podemos citar a importância da digitalização nas escolas. Aquelas que procuraram meios tecnológicos para seus negócios estão se desenvolvendo bem durante a quarentena, continuam com o semestre letivo com atividades, provas, aulas gravadas e online. Já as que não deram importância para o mundo digital precisaram declarar férias escolares e agora não sabem como fazer para distribuir todo o conteúdo da grade curricular.

Danos e perdas nas organizações que não investiram em transformação digital 

As empresas que não se atentaram para a transformação digital terão perdas significativas de clientes, faturamento e competitividade no mercado. Infelizmente, algumas empresas não conseguirão se manter no período pós quarentena em função de não ter como pagar suas contas.

Gosto de citar meu próprio exemplo. Sou conselheiro na Primo Pastifício, uma empresa do ramo alimentício. Em fevereiro realizamos uma reunião com todo o conselho e disse a eles que teríamos que nos preparar para suportar um processo similar ao que estava acontecendo na China, que talvez não acontecesse aqui naquele momento, mas que tinha grande potencial e deveríamos ter um plano para o caso disso ocorrer.

Rapidamente fizemos várias ações digitais, baseado em um plano de comunicação através de mídias sociais como Facebook e Instagram. Nos movimentamos para fechar parcerias com aplicativos de delivery e além disso criamos um canal no WhatsApp para atender os clientes recorrentes da marca. Essas atitudes estão permitindo que a Primo Pastifício tenha um bom desempenho e se destaque da concorrência que certamente não se prepararam. As lojas próprias tiveram um aumento de faturamento na ordem de 70% e os franqueados na ordem de 40%.

Quando passar o período de quarentena, está experiência não deve ser deixada de lado, muito pelo contrário, deve ser somada ao processo normal. A digitalização de processos mostrou que é possível ter um bom desempenho remotamente com o uso adequado de canais digitais de vendas e atendimento, com o uso de processos, técnicas e ferramentas digitais, garantindo assim a entrega de um serviço ou produto com a mesma qualidade dos processos tradicionais.

A crise mundial é uma oportunidade de tornar todos os negócios digitais

Para empresas que já vinham com a iniciativas de negócios digitais, estas irão acelerar ainda mais seus processos e potencializar os resultados. Quem ainda não tinha começado vai investir pesado e muito mais do que se tivesse começado a alguns bons meses atrás. Infelizmente, as organizações que não se preocuparem com a transformação digital depois de tudo que estamos passando deixarão de existir rapidamente, ou serão dissolvidas com o passar do tempo.

Até o ano passado o Global Connectivity Index colocava o Brasil na 44º posição entre os países com empresas que estavam com ações reais em transformação digital. Essa colocação é muito ruim se considerarmos que somos um país com mais de 200 milhões de habitantes e diversas empresas de diversos segmentos.

O que acontece é que a maioria das empresas até um tempo atrás acreditava ter uma área de inovação bastava uma boa parceria com hub de startups, como Cubo, InovaBra, Anjos do Brasil e etc. É claro que um hub de startups é um elemento que pode ser usado para a transformação digital, visando a agilidade, mas ser um dos elementos e não acreditar que esta iniciativa a única fonte de inovação.

Um processo de transformação digital se faz com pessoas antes de mais nada. Se não houver mudança de mentalidade e mindset, não haverá a transformação. Não existem ferramentas que possam resolver o problema do mindset. As empresas que criaram um departamento de inovação e transformação digital com pessoas e processos voltados para inovação certamente, estão um passo à frente.

Não podemos nos esquecer das empresas que estão entregando boas soluções para os negócios digitais, desde reuniões até acesso a documentos. Essas se tornarão ainda mais fortes depois do cenário que vivemos, diversas oportunidades irão surgir, potencializando o uso de tecnologias pouco usada em escala.

As empresas devem fazer uma análise interna do que foi positivo e negativo nesse processo da quarentena e decidirem onde, quando e como irão investir na digitalização dos negócios. Não tenho dúvidas de que as empresas perderão espaço no mercado ou se dissolveram se não aproveitarem esse momento de crise para se reinventarem e isso irá exigir investimentos pesado para a consolidação do processo de transformação digital.


Nós queremos te ajudar! Agende uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas.

Leia também:

Tecnologia OCR: tudo o que você precisa saber para investir e melhorar os processos

Trabalho digital inteligente: o futuro das empresas de sucesso

Compartilhe nas redes sociais:

Posts relacionados

Processos Educacionais: o que é e como otimizar?

Os processos educacionais representam o coração das instituições de ensino, abrangendo desde a administração do […]

Leia mais

Educação 5.0: O que é e como aplicar nas IES?

A Educação 5.0 representa a nova era do ensino, onde a integração de tecnologias avançadas […]

Leia mais

Stoque quer transformar o mercado de Automação Digital com a aquisição estratégica da Zeev

Com a integração, a companhia pretende alcançar 70% da receita no próximo ano com as […]

Leia mais

Inscreva-se em nosso blog

eBook

Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation

Baixe o guia digital exclusivo

Inscreva-se em nosso blog

E acesse, em primeira mão, nossos principais conteúdos diretamente do seu e-mail.