Blog

Automação

Entenda como robotic process automation pode transformar a inteligência de dados de uma organização

Por Redator
o que é rpa robotic process automation

Você conhece a ferramenta Robotic Process Automation?

Atualmente, a modernização e a automação dos processos corporativos têm sido a chave para conseguir aumentar a produtividade e inovar mais sem que a linha de gastos também suba em seus gráficos corporativos.

Outro ponto-chave para quem pretende implementar automação robótica é a possibilidade de digitalização de documentos, que também iremos abordar neste artigo, desde a sua importância como também seus benefícios.

Por isso, preparamos este conteúdo especial para que você entenda como transformar a sua gestão por meio do processo de RPA. Nele você irá encontrar:

  • O que é RPA (Robotic Process Automation);
  • Diferenciais sobre outras plataformas de automação;
  • Benefícios da aplicação do RPA;
  • Como implementar automação RPA em uma empresa; e
  • O papel da Robotic Process Automation na digitalização de um negócio.

Boa leitura!

O que é RPA (Robotic Process Automation)

O processo de automação RPA (Robotic Process Automation) é uma forma de tecnologia com base em robôs e inteligência artificial. Esta ferramenta auxilia na automatização de processos, permitindo que empresas com sistemas mais antigos automatizem seus fluxos de trabalho.

Na prática, a automação de processos por robótica pode atuar desde algo simples, como gerar uma resposta automática a um e-mail, até a implementação de milhares de bots, cada um programado para completar uma tarefa específica.

Esta tecnologia tem sido muito utilizada, por exemplo, na automação de marketing, por meio de respostas rápidas ao usuário on-line, conhecida como chatbot.

Empresas que pretendem utilizar robotic process automation podem configurar um software para capturar e digitalizar documentos e interpretar aplicativos para processar uma transação, manipular dados, disparar respostas e se comunicar com outros sistemas digitais.

Conheça os diferenciais sobre outras plataformas de automação

O grande diferencial da RPA (Robotic Process Automation) é que ela possui particularidades que a diferenciam de outros tipos de ferramentas de automação empresarial. Por meio dela, é possível escalar um negócio aumentando sua produtividade e o faturamento sem, no entanto, aumentar as despesas. Tudo por meio de tecnologia.

A robotic process automation tem maior flexibilidade e capacidade de adaptação a diversos tipos de processos. Desta forma, o software responsável pela automação é capaz de resolver problemas sem que ocorra a interrupção das atividades.

Além disso, outras formas de automação mais tradicionais exigem acompanhamento constante de um colaborador, o que pode gerar, além de erros, um tempo maior na execução dos processos internos.

Benefícios em aplicar o RPA

Um dos principais benefícios de aplicar robotic process automation é a escalabilidade. As ferramentas digitais são extremamente favoráveis às empresas que desejam crescer o negócio. Isso porque o mesmo sistema tem potencial para dar conta da demanda, independentemente de seu crescimento.

Por ser uma automação com base em inteligência artificial, outro benefício notado ao aplicar RPA numa empresa é a diminuição de erros causados por humanos. Um sistema automatizado integra toda a empresa e permite a maximização da produção, eliminando as chances de erros.

Com todos esses benefícios, a empresa pode utilizar as vantagens da robotic process automation para que os times de talentos concentrem esforços no desenvolvimento de inovações e na busca por uma alta performance.

Saiba como implementar automação RPA em uma empresa

Para investir em tecnologia e automação RPA, o primeiro passo é mapear os processos de negócio da empresa. Muitos deles são passíveis de automação, porém alguns podem passar despercebidos pela gestão, por serem muito comuns.

Por causa disso é fundamental observar com cautela toda a rotina de processos da organização. É por uma análise assertiva que os processos serão definidos e o melhor sistema será escolhido.

Conheça os critérios para implementação da robotic process automation:

  • grau e periodicidade da repetição;
  • tempo gasto com o processo diariamente;
  • valor agregado à tarefa;
  • previsibilidade do processo;
  • se são dados estruturados; e
  • risco de erros manuais e consequências.

Feito isso, é o momento de buscar qual o melhor sistema para investir em robotic process automation. Nessa etapa, é definido desde o investimento – quanto a empresa está disposta a pagar por um sistema de RPA – até detalhes como o design da plataforma, entre outros.

Nessa fase, é possível também fazer testes com diversos fornecedores a fim de escolher qual é o mais adequado à realidade da sua empresa.

Por fim, após a implementação da automação por robôs, é chegado o momento de mensurar os resultados, a partir de um objetivo bem definido desde o planejamento e mapeamento de ações.

A grande vantagem da automação com base em inteligência artificial é que a mensuração e a captação de dados para avaliação de resultados são constantes e muito intuitivas. Usar uma solução de RPA na digitalização de negócios é a possibilidade de acompanhar as métricas geradas pelo próprio sistema.

Entenda mais sobre a importância da robotic process automation para a digitalização de processos no tópico a seguir.

Entenda o papel da Robotic Process Automation na digitalização de um negócio

A função principal da automação RPA é transformar as atividades repetitivas de rotina em um processo autônomo e digital que, além de tudo, integra todos os sistemas.

Atividades burocráticas como notas fiscais, recibos, registro de colaboradores e atividades do setor de recursos humanos, entre outras, são processos que fazem parte da vida de uma empresa e podem ser facilmente automatizados.

Hoje em dia, a inteligência artificial e o uso de automação robótica não substituem o papel de humanos, mas aceleram de forma assertiva os processos internos, –o que agrega valor ao capital humano da empresa.

Ao entender o que é robotic process automation e sua importância, na hora da implementação é importante buscar por empresas que tenham experiência e certificações no mercado. Afinal, o investimento em tecnologia só é bem aplicado quando se obtém o retorno desejado.

Ainda tem dúvidas? Não perca tempo! Entre em contato com a nossa equipe e saiba como o RPA pode contribuir para a melhoria dos processos da sua empresa.


Gostou do nosso artigo sobre Robotic Process Automation? Separamos mais três textos que também podem ajudar você: