Blog

Podcast

ÁbarisPod #1: automação dos processos de negócio com Thiago de Assis, CEO da Stoque

Por Redator

Empresas que buscam se destacar da concorrência devem se preocupar em adotar novas tecnologias que apoiem a eficiência e assertividade da digitalização dos processos do negócio, além da gestão competente. Em entrevista para o Ábaris, Walter Koch, mestre em Sistemas de Informação, diz que as organizações que não acompanham as mudanças tecnológicas e sentem medo do desconhecido perdem espaço para os concorrentes.

Uma coisa é certa. Ao longo dos anos as empresas acumulam uma grande quantidade de processos, arquivos e informações dos clientes e colaboradores. Portanto, gerenciar esses dados de forma tradicional (arquivamento físico e sistemas descentralizados) é correr risco com a perda ou extravio de documentos, perda de espaço físico devido ao armazenamento e alto custo operacional. 

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos (ABGD), os gestores gastam cerca de quatro semanas por ano procurando informações. Ou seja, a cada ano um mês é perdido. Esse longo período é consequência de problemas com o armazenamento e gerenciamento inadequados ou desorganização dos documentos e processos.

Ainda de acordo com a ABGD, a média de tempo gasto por colaboradores para procurar documentos perdidos entre os setores é de duas horas diárias. Outro dado relevante é que, a cada 12 segundos, um documento é perdido.

Por isso a automação e digitalização de processos de negócio é tão importante para uma organização. Veja 10 benefícios:

Benefícios da digitalização e automação dos processos de negócio

  1. Ganho em produtividade.
  2. Diminuição das tarefas repetitivas.
  3. Integração dos setores.
  4. Padronização dos produtos e serviços.
  5. Análise do desempenho.
  6. Transparência nas negociações e dados.
  7. Redução de custos operacionais.
  8. Segurança da informação.
  9. Redução de despesas para o armazenamento de documentos físicos.
  10. Possibilidade de realocar colaboradores para atividades estratégicas.

Além disso, o avanço da tecnologia permite que esses dados e conteúdos sejam armazenados em nuvem, o que torna possível acessar esses arquivos de qualquer hora e lugar. Dessa maneira, a digitalização e automação dos processos de negócio garantem a produtividade e agilidade dos colaboradores.

Quer saber mais sobre esse assunto?

No episódio #1 do ÁbarisPod convidamos Thiago de Assis, CEO da Stoque, para falar sobre digitalização e automação de processos nas organizações.

Durante o bate-papo, Thiago de Assis, nos leva a refletir sobre a busca do cliente por experiências mais humanizadas com a tecnologia e como as empresas estão inovando e se adaptando a essa realidade. Ao mesmo tempo, ele dá dicas e conselhos sobre o processo de digitalização e aponta os benefícios da gestão de documentos para os processos de negócio.

Ouça e fique por dentro das mudanças tecnológicas e torne o desconhecido conhecido. 😊