Blog

Podcast

ÁbarisPod #1: automação dos processos de negócio com Thiago de Assis, CEO da Stoque

Por Patrícia Martins

Empresas que buscam se destacar da concorrência devem se preocupar em adotar novas tecnologias que apoiem a eficiência e assertividade da digitalização dos processos do negócio, além da gestão competente. Em entrevista para o Ábaris, Walter Koch, mestre em Sistemas de Informação, diz que as organizações que não acompanham as mudanças tecnológicas e sentem medo do desconhecido perdem espaço para os concorrentes.

Uma coisa é certa. Ao longo dos anos as empresas acumulam uma grande quantidade de processos, arquivos e informações dos clientes e colaboradores. Portanto, gerenciar esses dados de forma tradicional (arquivamento físico e sistemas descentralizados) é correr risco com a perda ou extravio de documentos, perda de espaço físico devido ao armazenamento e alto custo operacional. 

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos (ABGD), os gestores gastam cerca de quatro semanas por ano procurando informações. Ou seja, a cada ano um mês é perdido. Esse longo período é consequência de problemas com o armazenamento e gerenciamento inadequados ou desorganização dos documentos e processos.

Ainda de acordo com a ABGD, a média de tempo gasto por colaboradores para procurar documentos perdidos entre os setores é de duas horas diárias. Outro dado relevante é que, a cada 12 segundos, um documento é perdido.

Por isso a automação e digitalização de processos de negócio é tão importante para uma organização. Veja 10 benefícios:

Benefícios da digitalização e automação dos processos de negócio

  1. Ganho em produtividade.
  2. Diminuição das tarefas repetitivas.
  3. Integração dos setores.
  4. Padronização dos produtos e serviços.
  5. Análise do desempenho.
  6. Transparência nas negociações e dados.
  7. Redução de custos operacionais.
  8. Segurança da informação.
  9. Redução de despesas para o armazenamento de documentos físicos.
  10. Possibilidade de realocar colaboradores para atividades estratégicas.

Além disso, o avanço da tecnologia permite que esses dados e conteúdos sejam armazenados em nuvem, o que torna possível acessar esses arquivos de qualquer hora e lugar. Dessa maneira, a digitalização e automação dos processos de negócio garantem a produtividade e agilidade dos colaboradores.

Quer saber mais sobre esse assunto?

No episódio #1 do ÁbarisPod convidamos Thiago de Assis, CEO da Stoque, para falar sobre digitalização e automação de processos nas organizações.

Durante o bate-papo, Thiago de Assis, nos leva a refletir sobre a busca do cliente por experiências mais humanizadas com a tecnologia e como as empresas estão inovando e se adaptando a essa realidade. Ao mesmo tempo, ele dá dicas e conselhos sobre o processo de digitalização e aponta os benefícios da gestão de documentos para os processos de negócio.

Ouça e fique por dentro das mudanças tecnológicas e torne o desconhecido conhecido. 😊