Blog

Ábaris

Conheça a origem do Programa 5S e as principais vantagens

Por Redator
sistema 5s

Falta de organização no ambiente de trabalho prejudica os resultados no seu negócio. Uma das metodologias para ajudar a pôr as coisas em ordem é o Programa 5S, desenvolvido no Japão. Implementar esse conceito na sua empresa requer alguns passos que serão detalhados a seguir.

Com a leitura, você entenderá melhor o que significa esse método, quais são as principais vantagens e como a gestão de documentos pode ajudar. Confira!

O que é o Programa 5S?

O programa é uma filosofia de gestão que propõe rever hábitos em uma empresa. A partir desse conceito, é possível ter um local de trabalho mais limpo, saudável e ordenado. Os resultados obtidos serão mais adequados para implementar um sistema de gestão de qualidade em uma empresa. 

O esquema pretende oferecer ainda a valorização dos colaboradores e garantir o bem-estar de todos. O 5S é baseado em palavras japonesas, que determinam os “sensos” que devem ser observados em um negócio a fim de ordenar as atividades e impossibilitar eventuais desperdícios.

Qual é a origem dessa metodologia?

O Programa 5S nasceu no contexto histórico da reconstrução do Japão depois da Segunda Guerra Mundial. As empresas japonesas receberam diretrizes de especialistas dos EUA para o controle de qualidade. O aprendizado foi aperfeiçoado no Japão com a criação do sistema Total Quality Control (TQC), que comanda os processos para garantir o resultado de acordo com a expectativa do cliente.  

Por sua vez, a função do sistema 5S é estruturar a base do negócio, com o intuito de facilitar o treinamento e a prática das ferramentas de qualidade. Assim, o Programa 5S pretende abarcar o ambiente, os materiais e as pessoas envolvidas.

Quais são os 5 sensos do Programa 5S?

Entenda quais são as expressões japonesas que baseiam o programa e como podem auxiliar o seu negócio. 

Seiri

O primeiro conceito é o Seiri, considerado o senso de organização e de uso dos materiais. Você deve se perguntar o que realmente tem utilidade no ambiente de trabalho. É necessário questionar o que pode ser descartado, o que pode ser mantido e o que pode ser utilizado de outra forma. 

Seiton

O segundo “S” é o Seiton, o chamado senso de ordem. Nesse ponto, é preciso arrumar os materiais que foram mantidos em seu negócio. O objetivo desse passo é dar mais espaço e aumentar o bem-estar entre os colaboradores.  

Seiso

Nesse item, é importante se preocupar com a manutenção da limpeza do espaço. Também cabe reformular os ambientes para que os móveis tenham uma disposição mais prática. Ainda é possível melhorar a iluminação do local e decorar com uma planta, por exemplo. 

Seiketsu

O quarto passo requer cuidar do senso de padronização, ao implementar regras de higiene. Essa etapa pretende tratar dos requisitos para promover a saúde física e mental dos trabalhadores.

Shitsuke

Por fim, o último “S” é o senso de autodisciplina. Os funcionários devem rever os hábitos para pôr os cinco sensos em prática. Para isso, é necessário que todos participem, em um processo contínuo.

Quais são os benefícios do Programa 5S para o negócio?

Executar o Programa 5S pode trazer diversos ganhos para a sua empresa. Detalhamos as principais vantagens a seguir:

Maior organização no ambiente de trabalho

Utilizar esse sistema japonês pode resolver o problema da desordem no espaço de trabalho. A bagunça do ambiente pode gerar transtornos para os trabalhadores, causar acidente e atrapalhar os resultados. Com o compromisso de todos, o programa pode mudar essa perspectiva em sua empresa. 

Otimização do tempo de trabalho

Em um ambiente mais organizado, os colaboradores têm acesso facilitado aos materiais úteis para as tarefas e deixam de gastar tempo em busca desses itens. Com isso, o ciclo de trabalho é aperfeiçoado.

Redução de despesas

A implementação do sistema também pode gerar economia para o seu negócio. Ao detectar falhas, é possível reduzir os custos da sua empresa.

Entrega de maior qualidade

Além de melhorar a qualidade de vida dos funcionários, implementar a metodologia 5S pode também aperfeiçoar o padrão de entrega dos serviços e produtos. 

Como implementar a Metodologia 5S?

Para executar o Projeto 5S de forma eficaz, você pode adotar algumas etapas. É preciso comunicar a mudança, implementar as alterações por setores e revisar os processos periodicamente. Saiba mais:

Converse com os funcionários da sua empresa

Nada funcionará bem se o seu time não for bem instruído sobre as novas normas do programa. Por isso, certifique-se de que a comunicação foi feita da maneira adequada, por meio de documentos, memorandos e conversas em reuniões.

Comece a implementar por setores

Divida a execução do plano conforme as seções da sua empresa. Verifique qual é o profissional mais adequado e que tem maior conhecimento do assunto para implementar as mudanças em cada um dos setores. Ao delegar as funções nos departamentos apropriados, o resultado completo será mais eficaz.

Faça a manutenção periódica

Para garantir o cumprimento das mudanças, é necessário verificar de que maneira as diretrizes são postas em prática no cotidiano da empresa. Por isso, examine se os cinco sensos são cumpridos pelos colaboradores, para que a sua empresa possa colher os frutos desse trabalho.

Gestão de documentos é fundamental para o sistema 5S de qualidade

A gestão de documentos em sua empresa é uma ferramenta importante para a implementação do 5S. Por meio dessa solução, é possível cuidar da organização dos arquivos e conquistar a eficiência da disposição das informações. O gerenciamento dos dados fará com que os funcionários tenham acesso a eles nos lugares certos, o que evita a perda de tempo.

O Programa 5S pode ser a solução que o seu negócio precisa para que as atividades passem a ser mais ordenadas. Ao adotar a ferramenta, a sua empresa consegue usufruir de todas as vantagens dessa metodologia japonesa, como a economia de despesas e a entrega com maior qualidade. 

Agora que você chegou até aqui, percebeu como é importante investir em um Programa 5S para melhoria da gestão de processos internos, conheça mais sobre nossas soluções. 

Entre em contato com um de nossos especialistas para saber como podemos ajudar a tornar sua empresa cada vez mais digital.

Consultoria online e gratuita em automação de processos.

Gostou do nosso conteúdo? Confira estes outros títulos que também podem ajudar você a construir uma gestão tecnológica de qualidade:

Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no nosso blog!